Quem disse que não gostamos de ler?

Espaço onde podemos ver o nosso trabalho em torno do livro.

terça-feira, maio 09, 2006

Pedro d'Orey da Cunha - o regresso

Na Pedro d'Orey da Cunha, as meninas regressaram à comunidade, na sessão de 3ª feira passada. Voltámos a ser nove à mesa. A Lucira estava com o ânimo que lhe é característico. Já a Solange estava um bocadinho acabrunhada. Não gostaram particularmente do Catálogo..., já das Crónicas de Spiderwick... Prometi à Lucira que levava, na próxima sessão, os restantes títulos da colecção, para ela poder comprar.
Fizemos o jogo da Palavra Proibida, o que provocou alguma agitação, e imaginámos a história de Uma argola no umbigo, a partir das palavras do jogo. Ficaram entusiasmadas.
Na próxima sessão ver-se-á se todas leram, o que me surpreenderia, porque o livro ainda é grande.
A outra notícia é que na Biblioteca da Escola está uma exposição sobre várias obras que os 5ºs e 6ºs anos leram até aqui. A menina do Mar, da Sophia de Mello Breyner é um dos livros para o 5º ano, e o Ulisses, da Maria Alberta Menéres, para o 6º.
As meninas estavam orgulhosas com os seus trabalhos e apresentaram-me os deuses da mitologia grega, com as suas fotografias a darem-lhes um rosto muito moderno.
Há outras ideias interessantes, nomeadamente uma espécie de jogo, em que as perguntas estão tapadas e só lemos as respostas. Quando levantamos o cartão, percebemos então o sentido da explicação.
Em conversa com a professora de português da turma, soube que os alunos continuam a deliciar-se com a obra Ulisses, muito por causa da mitologia, e que esse é um bom isco para a leitura. Estas estratégias são sempre bem vindas!

3 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home