Quem disse que não gostamos de ler?

Espaço onde podemos ver o nosso trabalho em torno do livro.

terça-feira, junho 13, 2006

Balanço na Almeida Garrett

O grupo da Almeida Garrett era pequenino: a Constança, a Patrícia, o Diogo e o Gonçalo. E bastante exigente. Todos são leitores, excepto o Gonçalo, que tem preguiça e bichos carpinteiros.
Por isso, se posso pensar em sucesso, foi levar o Gonçalo a ler com prazer As crónicas de Spiderwick, não só o primeiro volume como os que se seguem, e que comprou espontaneamente. Claro que também levava sempre com ele a caderneta do Mundial e tentava desestabilizar a conversa com os novos cromos. Mas eu também gosto de futebol, e do Mundial...
O Diogo, a Patrícia e a Constança já encontraram uma linha temática preferida. Para o Diogo, aventura com fantasia e mistério. É concentrado mas nem sempre tem uma motivação por aí além. Por isso Spiderwick foi eleito por si como o livro de que mais gostou. Mas tem competência para ler sem esforço livros mais densos, como Eragon, que já leu. Tolkien, Dan Brown, Isabel Allende, se calhar no futuro As Brumas de Avalon, quem sabe?
A Constança é muito crítica e activa, entre os estudos e os treinos de basquetebol. Gosta de dramas de amor, drogas e morte, especialmente se envolverem adolescentes. Um dos temas frequentes eram os Morangos com Açucar, que eu criticava ferozmente e ela defendia com vigor. Apesar de tudo, não se incompatibilizou com a escrita de indícios e suspensão narrativa da Ana Saldanha. Dentro de mim e Uma argola no umbigo foram os livros de que mais gostou.
Finalmente, a Patrícia. Será, de entre os quatro, a mais discreta e mais segura. Gosta de romances, e estará já entre a denominada literatura juvenil e a literatura para adultos, se é que isso existe de forma tão espartilhada.
Creio que este grupo não se vai perder para a leitura. Não foi esta comunidade que os fez leitores, mas foi esta comunidade que contribuiu para criarem um ritmo numa fase em que as horas começam a ser muito curtas para viver tudo o que se deseja.

1 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home